quarta-feira, janeiro 24, 2007

Natal - Observações


Os dias se passaram rapidamente. Logo estavam diante de um novo ano. O frio ainda era intenso, mas, protegida por uma capa grossa, Mina acostumara-se a cavalgar Finvara todas as manhãs. Hilde costumava acompanhá-la, enquanto Rylan e Lusmore praticavam com as espadas do primeiro (que tinha particularmente se apaixonado pela katana que Mina lhe entregara de natal).

Além disso, a garota agora passava bem mais tempo com a mãe. Não que conversassem muito. Lucy nunca fora de muitas palavras. Então, à tarde, Mina escolhia um livro ao acaso na biblioteca do avô e seguia para o quarto de Lucy, onde ficava com ela até a hora do chá. Por vezes, as duas mantinhas breves diálogos. E, de quando em quando, Mina tinha a ligeira impressão de pescar um sorriso calmo nos lábios da mãe.

Talvez os hormônios da gravidez tivessem abrandado um pouco o caráter severo da mulher. Ou talvez fosse influência de horas e horas diárias de The Phantom of the Opera ecoando pela casa. Quando Mina dera o cd a Lusmore, não imaginou que ele fosse gostar tanto do presente. Tinha certeza que pelo menos umas duas costelas tinham se deslocado com o abraço que ele lhe dera.

Jonathan, por sua vez, dificilmente parava em casa. Sempre que ele passava pela porta do alpendre, alguém lhe surgia como que magicamente, para conversar sobre algum estudo ou pesquisa nova. Edward particularmente aparecia todos os dias e os dois amigos passavam horas conversando, especialmente sobre o trabalho que desenvolveriam juntos no Japão tão logo terminassem os feriados.

Godfrey também apresentava-se particularmente ocupado. Sendo inverno e tendo pouca comida nas montanhas, os dragões tornavam-se mais ariscos e atrevidos, chegando a fazer incursões sobre o litoral. Como líder dos domadores das Hébridas, ele tinha que estar sempre vigilante, mas, dia sim, dia não, arranjava tempo para dar uma olhada nos treinamentos de Mina, que melhorara sensivelmente com o arco.

Não demoraria muito até que ela tivesse permissão de começar a trabalhar com as bestas.

- As férias estão quase chegando ao fim. - Mina observou.

Hilde largou-se ao lado dela nas escadarias do alpendre, exausta pela corrida que tinham feito aquela manhã.

- Minhas pernas doem. As batatas das minhas pernas doem. Minhas costas doem. Meus braços...

Mina sorriu.

- Eu disse que você deveria usar a sela se não estava acostumada.

- Mas você estava cavalgando sem ela e parecia tão fácil... - Hilde observou, emburrada.

- É que eu estou acostumada com os cavalos. - Mina sorriu - Além disso, tive um professor excepcional. Não há como não aprender alguma coisa quando é tio Godfrey quem está ensinando.

- Você gosta muito dele, não é? - Hilde também sorriu.

- De quem vocês estão falando? - Lusmore perguntou, enfiando a cabeça entre as duas.

Quase que imediatamente, elas afastaram-se para o lado, surpresas. Hilde ainda conseguiu se segurar no corrimão das escadas, mas Mina acabou escorregando e caindo de costas no gramado, as pernas levantadas, numa cômica posição. Por sorte, nevara muito nos últimos dias.

O que não impedira de Lusmore cair na gargalhada, seguido por Rylan, que estava logo atrás dele.

- Eu dava tudo para ter uma máquina fotográfica aqui, Mimuca... Essa pose está perfeita. - Lusmore observou, ainda rindo.

Mina revirou os olhos, colocando as mãos dramaticamente sobre o coração.

- Você está tentando me infartar, não é, seu maluco?

- A maluca por aqui é você. - ele respondeu, endireitando-se.

Mina preparou-se para responder, mas, nesse instante, Rylan estendeu a mão para ela.

- Não se preocupe com ele, Mina-chan. Além disso, veja por esse ângulo... Loucura é quase um problema de família. E, querendo ou não, todos aqui temos o mesmo sangue. O que significa que, obviamente...

- Ele não escapa à maldição dos MacFusty. - Hilde ajuntou, fazendo uma careta de terror.

- Vocês falando dessa maneira, dá até medo, sabia? - Lusmore observou, colocando os braços para trás da cabeça - O que me lembra... Godfrey pediu que eu fosse dar uma olhada em uns dragões mais jovens essa noite, Mina. No sopé da montanha. Você quer ir comigo?

Os olhos dela brilharam.

- Eu posso?

- Se não pudesse, eu não estaria chamando, Mimuca. - ele respondeu, passando a mão de leve na cabeça dela.

Depois disso, o dia passou-se sem maiores acontecimentos e, na opinião de Mina, extremamente devagar. Depois do almoço, Rylan e Hilde tinham se despedido, e ela então se recolhera aos aposentos da mãe, onde permanecera com Lucy até que Jonathan apareceu, já ao fim da tarde.

- Lusmore acaba de me dizer que vai levá-la com ele na ronda noturna, Mina. - o homem observou, pouco depois de ter cumprimentado as duas.

- Ele disse que íamos ver os animais mais jovens. - ela respondeu, sorrindo, enquanto fechava o livro daquela tarde, uma versão bruxa do Fausto de Goethe.

Jonathan assentiu, trocando um breve olhar com Lucy. Àquela tarde fora estranha para Mina, pois, muito embora estivesse acostumada com o silêncio da mãe, lhe era um tanto incômodo sentir o olhar dela o tempo todo sobre si, como se Lucy tivesse alguma coisa para lhe dizer, mas não soubesse como falar.

A garota se levantou, espreguiçando-se.

- Bem, eu vou ir me arrumar. Jantar cedo e depois preparar Finvara.

- Mina? - a voz de Lucy finalmente soou, quando a menina já estava à porta.

Ela se virou, encontrando Jonathan segurando a esposa pelo braço, ajudando-a a se levantar.

- Senhora?

Foi Jonathan quem completou.

- Tome cuidado.

Nenhum comentário: